Recursos utilizando javascript não serão exibidos
 
UENP - Campus Luiz Meneghel
sexta, 16 de novembro de 2018
Graduação  - Graduação  - Ciências Biológicas
Você esta no Menu do Curso de Ciências Biologicas
Graduação em Ciências Biológicas Imprima esta página. Envie esta página por e-mail.

Curso

Ciências Biológicas da UENP- CLM: 3o. lugar entre os cursos de Biologia do estado do Paraná no ENADE/2008.

O Curso de Ciências Biológicas foi autorizado a funcionar pelo Decreto Estadual nº 737, de 12 de maio de 1999.

São ofertadas 50 vagas anuais com ingresso através de processo seletivo único, o vestibular.

Com habilitação em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas o curso é realizado em período diurno.

A habilitação em Bacharelado visa desenvolver profissionais que apresentem visão abrangente de iniciação científica, com aptidão para formular e elaborar estudos, projetos ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados.

A Licenciatura tem como objetivo preparar esse mesmo profissional, capaz e competente tecnicamente, para o ensino de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio, através de formação complementar na área pedagógica.

No Campus Luiz Meneghel em Bandeirantes, o curso de Ciências Biológicas tem ênfase em Botânica, no entanto, existem diversos projetos sendo desenvolvidos pelos professores e graduandos nas diferentes áreas de atuação do biólogo como genética, zoologia, ecologia e morfologia além da área educacional.

Ao longo destes quatro anos da existência do curso já foram formados alunos dos quais, a maioria já está inserida no mercado de trabalho em empresas privadas e escolas bem como em diversos programas de pós-graduação (mestrado e doutorado).

Coordenação

Coordenadora: Carla Gomes de Araújo ( Este endereço de e-mail está protegido contra spam bots, o Javascript terá que estar ativado para poder visualizar o endereço de email )

Vice-Coordenadora: Christiane Luciana da Costa

Perfil do Egresso

O graduado em Ciências Biológicas deverá possuir formação básica, ampla e sólida, crítica e criativa, com adequada fundamentação teórico-prático que inclua o conhecimento profundo da diversidade biológica, sua organização, do nível macroscópico ao microscópico, sua história e relações filogenéticas, padrões de distribuição e relações com o ambiente.

Esta formação deve propiciar o entendimento do processo histórico de construção do conhecimento na área biológica, no que diz respeito a conceitos, princípios e teorias, bem como a compreensão do significado das Ciências Biológicas para sociedade, e da sua responsabilidade como educador nos vários contextos de sua atuação profissional, consciente do seu papel na formação de cidadãos; deve propiciar também a visão das possibilidades presentes e futuras da profissão de Biólogo que o capacite a buscar autonomamente o conhecimento relacionado ao objeto da profissão, tornando-o capaz de desempenhar o papel de gerador e transmissor do saber nos diferentes ramos de sua área específica de conhecimento.

O Biólogo deve ter o comprometimento com os resultados de sua atuação pautando a sua conduta profissional pôr critérios humanísticos e de rigor científico, bem como pôr referenciais éticos e legais. Deve ter consciência da realidade em que vai atuar e da necessidade de se tornar agente transformador dessa realidade, na busca da melhoria da qualidade de vida da população humana, compreendendo a sua responsabilidade na preservação da biodiversidade como patrimônio da humanidade e a importância da ação interdisciplinar no âmbito profissional.

Além do perfil comum, o biólogo deverá caracterizar-se como um profissional dinâmico e versátil, com conhecimentos sólidos e diversificados que o capacite a atuar no ensino médio e fundamental e/ou optar por desempenhar papel de gerador e transmissor do conhecimento em uma área específica das ciências biológicas. Desta forma, deverá ser capaz de preencher os diversos nichos de atuação do biólogo e ainda, caracterizar-se como um profissional apto a trabalhar em equipes multidisciplinares conscientes da necessidade de aprimoramento constante de seu potencial competitivo.

Na atualidade, os locais de atuação dos Biólogos são os mais diversificados, como por exemplo: Institutos de Pesquisas; Empresas Públicas e Privadas; Indústrias de Alimento, de Fertilizantes, de Biocidas, de Laticínios, de Produtos Farmacêuticos etc.; Hospitais e Sanatórios; Laboratórios Clínicos e Anátomo-Patológicos, Radiológicos etc.; Museus, Herbários e Biotérios; Institutos de Ensino de 1o, 2o e 3o Graus.
 
O Biólogo tem por funções:
       •    Formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, bem como os que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos;
 
       •   Orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do Poder Público, no âmbito de sua especialidade;
 
       •    Realizar perícias e emitir e assinar laudos técnicos e pareceres de acordo com o currículo efetivamente realizado.